Habitat, segundo o Dicionário Michaelis, é o “Lugar de vida de um organismo” ou o “Meio geográfico restrito em que uma sociedade possa sobreviver”. De acordo com esta definição, portanto, todo organismo nasce, se alimenta e reproduz num determinado lugar, denominado habitat. Este lugar pode apresentar características muito diversas, às quais os organismos que nele vivem tiveram que se adaptar ao longo de milhões de anos.
O mesmo acontece com o ser humano. Porém, nossa espécie talvez seja uma das que mais rápido mudam e se adaptam a novos habitats. Basta comparar o espaço de vida de uma pessoa que viveu há cem anos com o de uma pessoa vivente nos dias atuais. As mudanças foram imensas, e acrescentaram novas facilidades, dificuldades e características necessárias para a sobrevivência. Ao longo de relativamente poucos anos, a espécie humana se espalhou por todas as terras do planeta, dominando também céus e mares, como também desenvolveu ferramentas e tecnologia que possibilitaram drásticas mudanças nos hábitos humanos.
É esta mesma tecnologia, contudo, que acabou se tornando a principal ameaça à sobrevivência da espécie. O progresso econômico e tecnológico trouxe consigo a poluição, cada vez mais impregnada no ar, no solo, nos rios e etc., provocando mudanças no clima, degradação ambiental, um aumento da miséria e mais uma série interminável de problemas. Explorando profundamente o assunto, a mídia bombardeia a sociedade com informações sobre o tema, provocando inicialmente desespero e depois resignação. Muitos já estão certos de que não há salvação, de que o destino da raça humana é autodestruir-se...
Em meio a este estado de aparente caos, estão surgindo várias iniciativas que pretendem contribuir para amenizar os efeitos da ação do ser humano sobre a natureza, ou conscientizar a população a respeito do assunto, como este blog. Através de informações, pretendemos conscientizar as pessoas a mudarem seus hábitos e cobrarem uma maior responsabilidade ambiental dos governos e da sociedade como um todo. Nosso enfoque é a cidade de Joinville, que cresce rapidamente, trazendo com isso as vantagens e desvantagens do desenvolvimento. Trata-se de um compromisso com as próximas gerações, com nossos descendentes, fazer alguma coisa para ajudar nossa cidade, que nada mais é do que a nossa casa, nossa vida, nosso habitat.
Sejam bem-vindos e boa
leitura!