
Quando pensamos em esgoto, onde ele começa a ser produzido e para onde vai, nossa mente logo é voltada para nosso banheiro. Aquele com o trono limpinho nos esperando, onde, a um simples acionar da descarga, toda nossa sujeira é levada embora. Ou nos chuveiros e nas torneiras, que trazem a água cristalina, que, depois de usarmos, é levada toda suja pelo ralo.
Mas, para onde vai essa água e o que é feito com ela?
O fato é que, na nossa cidade, poucas pessoas tem o privilégio de simplesmente pensar nesse assunto com a tranqüilidade de saber que seu esgoto está sendo bem tratado antes de entrar em qualquer rio por aí. Na maioria das residências de Joinville, tudo o que desce pelo ralo é despejado a céu aberto e vai direto para nossos córregos e rios, sem nenhum tipo de tratamento. É o que acontece com 85% do nosso esgoto.
Nos raros casos em que se tem tratamento, a água residual que sai das casas é despejada em uma tubulação e é levada até a estação de tratamento de esgoto. Segundo a Águas de Joinville, a empresa responsável pelo tratamento na cidade, o ciclo dos processos usados é o seguinte: primeiro o esgoto passa por Lagoas Anaeróbias, “onde bactérias específicas irão degradar os compostos orgânicos presentes no esgoto”, depois é levado para Lagoas Facultativas, “onde já está bem mais claro, permitindo a penetração da luz solar e contendo inúmeros compostos mais simples, que servem para as algas que irão se desenvolver naturalmente, capazes de fazer fotossíntese, liberando na água o oxigênio que será utilizado pelas bactérias, que degradaram o esgoto.” E a terceira e última etapa do tratamento acontece nas Lagoas de Maturação, “onde, através da radiação ultravioleta do sol, ocorre a desinfecção natural do esgoto.” Depois disso, a água está pronta para voltar novamente ao meio ambiente sem lhe causar danos.

Agora, falta-nos avaliar a importância de que todos esses processos realmente sejam colocados em prática, para termos nossos rios limpos de vez. E isso é algo que nunca acontecerá se continuarmos com apenas 15% de nosso esgoto sendo tratado. A questão é, nos importamos realmente com a situação em que nossa cidade estará quando nossos netos tiverem a oportunidade de conhece-la? Quem sabe, pensando nisso, possamos cobrar mais ação de nosso governo para fazer alguma coisa a respeito.
Fonte:
http://www.aguasdejoinville.com.br/agua_etapas.php
http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esgoto.htm
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/09/19/materia.2008-09-19.8884553539/viewImagem:
Imagem:
www.colegiomisericordia.g12.br
tvecologica.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário