quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Lixo de Joinville




Separar o lixo, hoje, já é hábito para algumas pessoas. Mas apesar disso, a consciência sobre a importância da reciclagem do lixo ainda é mínima diante da grande população joinvilense e isso justifica os números ainda considerados baixos de reciclagem em nossa cidade.

Os funcionários da Engepasa Ambiental detectaram este problema através de uma pesquisa na qual observaram que mesmo a população sabendo da coleta seletiva nos bairros, ela não separa o lixo. Talvez por comodidade, talvez por não saber de sua importância.

Alguns dados:

  • Em 2006, a média coletada de material reciclável foi de 144 toneladas/mês.
  • A coleta domiciliar de lixo em Joinville (material que é levado diretamente para o aterro sanitário) chega a 8 mil toneladas/mês, sendo que aí ainda existe grande quantidade de material reaproveitável.

  • De acordo com o gerente da Engepasa Ambiental, a cada 100 pessoas, 90 sabem que a coleta seletiva existe.

Mas além do lixo reciclável, também há o lixo eletrônico, que tende a ser um dos grandes incômodos de nossa Joinville. Por ser desenvolvida e abrigar tantas indústrias, conseqüentemente a quantidade de lixo eletrônico é bem maior que de outras cidades do estado. Assim, precisamos de um destino adequado para esses materiais.

Esses objetos eletrônicos possuem produtos químicos altamente prejudiciais para pessoas, animais e para o solo onde se alojam recursos hídricos. Dentre esses elementos estão alguns como: cádmio, cromo, cobre, estanho e outros metais ainda mais pesados.

Porém, é preciso lembrar que a aprovação de projeto para destino final e tratamento desse tipo de lixo passa pelo licenciamento ambiental, tal como qualquer outra atividade considerada potencialmente poluidora, além de não ser responsabilidade da prefeitura o recolhimento desses resíduos perigosos. Por isso a importância de ação de empresas juntamente com a população para evitar um tsunami de lixo eletrônico em Joinville.

Fontes:
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2145125.xml&template=4187.dwt&edition=10574&section=882
http://www.an.com.br/ancidade/2007/abr/09/Default.jsp

Imagens:
http://www.achetudoeregiao.com.br/SC/joinville/meio_ambiente_lixo.htm
http://www1.an.com.br/1999/jul/15/index.htm

Nenhum comentário: